Ativ. Menodora Fialho

PRIMEIRAS AULAS

Tailane Flores

Tema: Carta ao Leitor

Aulas ministradas em parceria com a pibidiana Carol Stefanelo Pires

 

Projeto de aula:

 

CONTEÚDO:

  • Leitura de textos
  • Carta ao escritor do livro “Tosco” e Carta à revista “Veja”: “Redes sociais on-line”

 

RECURSOS

  • Apresentação de Slides;
  • Textos impresso;
  • Livro didático;
  • Revistas.

 

OBJETIVOS:

  • Apresentar  as características do gênero;
  • Identificar  a finalidade do gênero;
  • Despertar  o senso crítico nos alunos;
  • Desenvolver a escrita deste gênero.

 

AVALIAÇÃO:

  • Os alunos serão avaliados através da participação dos mesmos no desenvolvimento das atividades propostas.

 

***

 

*1ª aula:

Dinâmica

Fiz com os alunos, para conhecê-los melhor, a dinâmica do espelho, que consiste no seguinte: coloquei em uma caixinha um espelho e disse aos alunos que, dentro da caixinha, havia imagens de pessoas muito especiais para o grupo.

Então, pedi que um por vez viesse à frente (e sem dizer o nome da imagem que aparecia na caixa) falasse algumas características da pessoa que eles percebiam. Foi um modo de dizer que eles são importantes para o grupo, cada um com suas individualidades. E, também, uma maneira de eu me sentir mais a vontade com a sala e conhecer um pouco de cada um.

 

*Introdução a Aula:

Distribui aos alunos cópias de duas cartas do leitor. Houve leitura silenciosa e oral. Através dos slides, mostrei aos alunos um exemplo de carta do leitor escrita por uma aluna do ensino médio para o autor do livro “Tosco”.  Comentei com os alunos sobre a carta, mostrando, a partir dela, as características do gênero carta do leitor.

Selecionei precisamente essa carta porque trata-se de um livro que foi bastante abordado durante o ano e, também, por ser de interesse dos alunos.

Logo, prossegui as explicações e houve comentários dos alunos sobre o gênero.

No final, retomei as exemplificações a partir de outra carta do leitor, esta enviada para a revista VEJA comentando sobre um assunto de bastante interesse dos jovens, as redes sociais.

 

1a apresentação de slides:

 

 

 

 

 

*2ª Aula:

Li com os alunos exemplos de cartas do leitor que havia no livro didático, e eles responderam questões do livro sobre o gênero.

 

*3ª aula:

Foram entregues diversas revistas a cada um. Poderiam escolher um artigo publicado de seu interesse e então escrever a primeira versão de uma carta do leitor.

 

*4ª aula:

Foi entregue a correção das cartas. Exibimos, no slide, duas cartas produzidas por eles (sem expor nomes) apresentando as falhas e acertos. Retomamos algumas explicações levando em conta os erros mais cometidos. 

 

2a apresentação de slides:

      

 

 

 

 

 

*

Fotos das aulas:

 

Carta do leitor (Atividade Menodora)

 

AULA DE REFORÇO

Carolina Stefanelo Pires

 

Aulas preparadas em parceria com a pibidiana Tailane Flores

 

Tema: Leitura e Interpretação Textual.

 

CONTEÚDO: Leitura de textos e interpretação textual oral e escrita

Texto: Inteligência Artificial.

OBJETIVO: Oferecer aos alunos um momento para rever habilidades de leitura e de interpretação, para assim desenvolver habilidades de: ler, interpretar e analisar o texto argumentativo.

 

 

METODOLOGIA PRETENDIDA:

  • Leitura silenciosa do texto;
  • Leitura oral ( professor ou alunos – cada aluno lê um trecho);
  • Destacar a idéia principal e as secundárias;
  • Identificar o tema ou a tese defendida;
  • Levantar hipóteses;
  • Verificar argumentos que sustentam a opinião apresentada.
  • Aplicar questões referentes ao texto – escrita.
  • Compartilhar respostas com os colegas.

 

RECURSOS:

  •  Texto e questões – caderno do PJF
  • Projetor Eproinfo (Arthur)

 

A professora Cristiane propôs que déssemos aula de reforço para os alunos que ficaram de exame, eu e Tailane, ficamos responsáveis de preparar e ministrar uma aula de leitura e interpretação de texto com os alunos do 3º Ano do Ensino Médio.

No dia 04 de dezembro, nos encontramos na UFGD para prepararmos a aula, quando fizemos os slides, digitamos as perguntas, o texto que os alunos iam ler no dia da aula do reforço.

 

Cartaz de divulgação:

 

Apresentação de slides:

 

 

APRESENTAÇÃO

Meu nome é Carolina Stefanello Pires, tenho 22 anos estou cursando o primeiro e segundo ano de Letras na Universidade Federal da Grande Dourados/ UFGD, pois sou portadora de diploma, tenho Pedagogia.  Estou realizando o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo com a professora Cristiane Rodrigues.  Trabalhamos, em sala de aula, por meio de duplas. Minha parceira é a Tailane Flores Antunes. Nas primeiras semanas de atividades do PIBID na escola estamos apenas observando a rotina/realidade dessa instituição.

Para que conseguíssemos ver todas as turmas que a professora dá aula, fizemos um rodizio entre as bolsistas dessa escola, na primeira semana fomos (eu e Tailane) na terça e na quinta e na segunda semana fomos na segunda e na quinta. Porém depois de conhecer todas as turmas que a professora ministra aula, ficamos, na terça-feira (para irmos à sala de aula com a professora, onde nós observamos e ajudamos a professora no que é preciso) e na quinta-feira (reunião com a professora Cristiane para planejar aula, tirar duvidas, falar sobre os artigos, mostrar algum material, em fim um dia que se reúne todas as pibidianas da escola Menodora).

Meu trabalho na escola iniciou-se no dia 23 de Outubro de 2012 fiquei apenas observando a aula da professora que começou me apresentando aos alunos, pois a Tailane já estava no PIBID, sendo assim os alunos já a conheciam.

 

DIÁRIO DE CLASSE: PRIMEIRAS IMPRESSÕES

 

Meu nome é Tailane Flores Antunes, tenho 19 anos, e estou cursando o segundo ano de Letras na Universidade Federal da Grande Dourados/ UFGD.  Estou cumprindo o projeto PIBID na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo com a professora Cristiane Rodrigues.  Trabalhamos, em sala de aula, por meio de duplas, meu parceiro é o Diego Dias. A princípio estamos apenas obervando.

Nosso trabalho iniciou-se no dia 21/08/2012 no segundo ano do ensino médio. Fiquei apenas observando a aula da professora que explicou aos alunos sobre o projeto PIBID, relembrou sobre a matéria que haviam terminado (verbos) e posteriormente iniciou o estudo sobre artigo de opinião, em que ela explicou sobre o gênero e em seguida leu aos alunos outros artigos.

No terceiro ano do ensino médio, houve continuação de um debate sobre a utilização de aparelhos celular em sala de aula. Aparentemente esta aula foi bastante produtiva para os alunos, pois enriqueceu o senso crítico deles podendo,assim, argumentar no artigo de opinião.

 

 

-Quinta-feira: 23/08/2012

Sentamos com a docente para ler os Projetos Políticos Pedagógicos e os demais regimentos da escola. Em seguida, selecionamos alguns textos, do gênero reportagem, que os alunos haviam feito, para corrigirmos.

 

-Terça-feira 29/08/2012

No segundo ano a professora prosseguiu trabalhando sobre artigo de opinião com os alunos pedindo que eles fizessem uma primeira escrita.  Já, no terceiro ano nós lemos para eles dois artigos de opinião que o Diego havia levado e os discentes interagiram com os textos.

 

-Quinta-feira 30/08/2012

Ajudamos a professora a selecionar os melhores textos, dos alunos, para a Olimpíada de Língua Portuguesa. E logo depois ela nos mostrou e explicou como fazer o planejamento de aulas online.

 

-Quarta- Feira 05/09/2012

Obervei as aulas e levei à professora slides sobre “verbo”. No terceiro ano do ensino médio ela explicou sobre figuras de linguagem, foi interessante ver os alunos entenderem o que há por trás de cada frase.

 

 

-Segunda-feira 10/09/2012

Entrei em salas diferentes dos outros dias, e são turmas completamente diferentes.

Além da observação, ainda auxiliei a professora em um projeto que se chama “ortografando”. É um projeto no qual em um primeiro momento é feita eliminatórias entre os alunos da mesma sala, são ditadas dez palavras para que escrevam corretamente em seguida aqueles que conseguiram o melhor número de acertos soletram oralmente,  logo se torna uma disputa de turmas diferentes para saber quem é o melhor em ortografia.

 

Considerações: É perceptível a importância que os alunos dão às aulas mais dinâmicas. Há diferenças, facilmente percebível, das turmas. Acredito que algumas turmas são mais participativas e há um método, por parte da professora, para cada sala. Gostei das turmas, pois são animados e me receberam muito bem.